Imagem capa - O que não te contaram sobre o Smash the Cake por Amar Fotografias de Família
Ensaios

O que não te contaram sobre o Smash the Cake

Olá queridos!

Este é o nosso blog, um espaço novo para falarmos sobre fotografia, dicas, bebês, crianças, alegria, inspiração.
Sejam bem vindos! :)

Quero inaugurar as postagens com um tema que há muito tempo venho explicando para as mamães que solicitam um ensaio Smash the Cake.

Esse ensaio foi criado nos Estados Unidos e alguns anos ganhou o coração das mamães brasileiras. Mas afinal, o que é esse tal Smash the Cake?
Prestes à completar 1 aninho, muitas famílias começam a preparar a comemoração, que pode ser grande, pequena, não importa: há 1 ano um pequeno chegou e tudo mudou. O primeiro ano é cheio de descobertas, de mudanças, de alegria sem fim, então merece uma comemoração à altura.
A idéia do Smash the Cake é simular uma pequena festinha, onde o bebê poderá vivenciar uma nova experiência: o sabor, o toque, a permissão de poder se lambuzar, tudo é uma novidade deliciosa. Esse ensaio é realmente uma explosão de sensações. A família cria grande expectativa, afinal, a internet está cheia de fotos incríveis, em cenários lindos e bebês todos graciosamente sujos de cobertura, uma lindeza só!
Mas o que nenhum fotógrafo conta e também não mostra são os bebês que não curtem o ensaio. Sim! Eles existem, e são grande parte deles :)

Os pais preparam tudo, compram o bolo mais lindo, chegam no parque ou no estúdio cheio de expectativas que o bebê vá literalmente enfiar o rosto no bolo e se divertir, mas não é sempre que isso acontece.
Os bebês são criaturas muito limpas, manter o asseio deles é uma ordem, senso comum, afinal, higiene é fundamental, mas os bebês contam com cuidados extras, afinal, estão em desenvolvimento e contrair alguma doença nessa idade é muito fácil, então toda precaução é necessária. E por serem limpinhos e cheirosos, não estão nada acostumados com meleca na mão, dedinhos grudados de açúcar (a maioria deles tem o primeiro contato com o açúcar no dia do ensaio), sujeira no rosto. E então começa o chororô! Os pais se desesperam, o bebê chora cada vez mais. Ele não suporta ficar ali, sentado, sujo. Ele só quer o colo da mamãe e um lencinho que o limpe! Alguns muitos bebês tem essa exata reação. Algumas vezes conseguimos contornar, afinal, aos poucos podem se acostumar  e curtir a novidade. Com muita paciência, ajuda dos pais, avós, irmãos, titias, da fotógrafa que canta, dança, canta parabéns, sim, é possível! 

Mas algumas vezes não tem jeito e precisamos respeitar a vontade do bebê. Não adianta forçar, gritar, ficar bravo ou brigar: essas atitudes só pioram a situação. Existem crianças que simplesmente não conseguem e é obrigação dos adultos perceberem seus limites e saber a hora de parar. 

Não é porque não conseguimos fazer fotos de Pinterest que não podemos fazer fotos legais dos bebês. Abaixo algumas fotos de sessões onde os bebês não gostaram muito da experiência, mas garantiram boas fotos, respeitando a individualidade de cada pequeno e trazendo o que há de melhor em cada um: o sorriso sincero.


Beijos e até a próxima